quinta-feira, 2 de abril de 2009

Prefeito Fauzi criará Circuito Histórico de Arquitetura

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), os diretores-presidentes das Fundações de Turismo e Cultura – Lusiane Queiróz e Carlos Cabral, o professor Gilson Martins, da UFMS e Maria Margareth Ribas Lima - representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reuniram-se nesta segunda-feira para tratar de diversos assuntos relacionados à Cultura e ao Turismo de Aquidauana.

A reunião foi iniciada com Margareth ressaltando que Aquidauana já deu um grande passo com a criação das Fundações para cuidarem especificamente da Cultura e do Turismo, parabenizando ainda o prefeito Fauzi pela escolha de Cabral e Lusiane como diretores-presidentes das mesmas.

Margareth informou ainda que o IPHAN está desenvolvendo diversas ações no estado de Mato Grosso do Sul, dentre elas, levantamento do patrimônio arquitetônico, trabalho na rede ferroviária - valoração e inventário -, pesquisas e ações nos geoparques e nas ruínas de Santiago de Xerez.

A representante do IPHAN colocou o Instituto à disposição do Governo Municipal, para que assim, com a união de esforços Aquidauana possa ser beneficiada com grandes trabalhos na área patrimonial, histórica e artística.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo, Lusiane Queiroz ressaltou a importância de se identificar os patrimônios do município, pois desta forma pode-se preservar a história da cidade e preservar as riquezas do município.

Lusiane frisou ainda que o município deve criar projetos de extensão, em parceria com o IPHAN e as universidades para checar os patrimônios da cidade.
Tombamentos

Durante a reunião falou-se na quantidade de prédios históricos que Aquidauana possui e os trabalhos que serão iniciados para o tombamento dos mesmos.

“Primeiramente devemos realizar uma palestra para explicar como se dá o processo de tombamento e sensibilizar a população sobre a importância da realização do mesmo, que garante a preservação da História de uma localidade”, disse Margareth.

De acordo com ela os trabalhos não abrangerão os patrimônios particulares e sim os prédios que já pertencem ao município ou ao Estado, como a Escola Modelo onde hoje funciona a Casa das Fundações, o Museu de Artes Pantaneiras, dentre outros.

Para o professor Gilson, os trabalhos devem ser realizados em etapas bem definidas, pois assim cada uma delas tem seus avanços e suas resistências trabalhadas minuciosamente.

O prefeito Fauzi ressaltou que Aquidauana vive um momento novo, com expectativas boas relacionadas a todos os setores do município, destacando ainda que a população necessita conhecer sua própria história e que o tombamento dos prédios históricos seria o passo inicial.

“Precisamos mostrar e difundir para a população qual é a história da nossa cidade, a história do nosso povo. Temos a intenção de criar um ponto de visitação da cidade, com a criação de um circuito histórico de arquitetura no trecho da Marechal Mallet onde se situam um número grande de prédios históricos que deverão ser tombados”, finalizou o prefeito Fauzi.

Agência de Comunicação Social

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial