quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Falha no abastecimento teria causado a queda do Learjet 35, em São Paulo


Diálogos transcritos da caixa-preta do Learjet 35, que caiu sobre casas nas imediações do Campo de Marte, em São Paulo, matando 8 pessoas, em 4 de novembro, sugere que o acidente teria sido motivado por um desequilíbrio na quantidade de combustível dentro dos tanques.

Sem descartar outras hipóteses, os peritos da Aeronáutica se empenham em reconstituir as últimas horas do jato em vôo e no solo e verificar se a possível falha ocorreu durante o abastecimento ou se houve pane nas bombas que transferem querosene de uma asa para outra.

Os militares estão intrigados com o fato de nem o piloto Paulo Montezuma Firmino, de 39 anos, nem o co-piloto Alberto Soares Júnior, de 24, terem percebido o suposto desbalanceamento.

Alguns segundos após a decolagem o co-piloto percebeu que algo estava errado. "A roda estava torta: Acho que... Vixe!!! Compensador", diz Soares Júnior.

Não obstante a referência ao compensador - conjunto de aerofólios que ajuda a dar estabilidade ao avião -, especialistas consideram pouco provável que estivesse desregulado.

"Todos os elementos levantados até agora apontam para um desbalanceamento de combustível", diz o diretor-executivo da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), Adalberto Febeliano da Costa.

"Um problema desses durante a decolagem torna-se crítico." Na avaliação dele, o piloto pode ter se descuidado da supervisão do vôo. "O co-piloto estava no comando, mas era extremamente jovem e ainda não tinha concluído o processo de instrução."

Pela própria concepção do Learjet, o abastecimento requer cuidados especiais. O modelo 35 possui um tanque em cada asa, além de dois reservatórios na ponta delas.

A fim de evitar que o avião fique mais pesado de um lado, o abastecimento deve seguir uma proporção.

Assim, se forem colocados 100 litros de querosene em uma asa, a outra receber a mesma quantidade.

Os pilotos devem verificar se o procedimento foi feito corretamente, observando a indicação dos liquidômetros no painel da cabine.

Caso detectem desbalanceamento, é suficiente o acionamento das bombas de combustível para transferir o querosene de uma asa para a outra.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


COMENTÁRIO DO BLOG:

Os acidentes, de qualquer natureza, não são produzidos por causa única.

Todo acidente resulta de múltiplas causas que podem ser sintetizadas em três itens:

- imperícia, imprudência e negligência.

Neste caso, as coisas não ocorreram de modo diferente.


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