quinta-feira, 31 de julho de 2008

Felipe corre risco de não ser candidato a Deputado, em 2010 (Publicado no Site da FM PAN de Aquidauana - MS)

Terça-feira, 29 de Julho de 2008 | 06:43Hs
Edson Paim

Site da cidade noticiou que, segundo um vereador, o Prefeito Felipe Orro estaria desinteressado da eleição de Odilon Ribeiro.
Procuramos atinar sobre a possível justificativa para essa pretensa atitude e chegamos à conclusão de que Orro poderia ter a consciência da possibilidade de acontecer com ele, em 2010, o que ocorreu com José Fragelli, em 1958.
Embora Fragelli tenha exercido os mandatos de Deputado Estadual, de 1947 a 1954 e, de Deputado Federal, de 1955 a 1959, desempenhados com brilhantismo e competência, estes fatos não constituíram argumentos suficientes para lhe garantir a indicação do Diretório da UDN de Aquidauana, para concorrer à reeleição, em 1958, sendo substituído pelo então Prefeito Fernando Ribeiro.
A razão para isto, apresentada pela direção partidária, fora assim expressa:
“ Você já foi Deputado, agora é a vez do Tico”.
Esta versão era propalada, à solta, em Aquidauana, naqueles tempos.
Fragelli deixou o Palácio Tiradentes e se recolheu à sua fazenda e voltou a advogar, tendo afirmado que não mais retornaria à política, na ocasião em que me deu carona, de Campo Grande à Aquidauana, em 1961.
Entretanto, o General Emílio Garrastazu Médici que comandara a 4ª. Divisão de Cavalaria, sediada em Campo, no inicio da década de 70, conhecendo bem as qualidades de Fragelli, por isto, como Presidente, o nomeou governador de Mato Grosso, cargo que exerceu de 1970 a 1974.
Não fosse isto, teria sido cortada, daquela maneira, a carreira do maior político de Aquidauana (embora nascido em Corumbá), e um dos mais importantes do Mato Grosso.
Deixou o governo e elegeu Senador da República, exercendo o mandato de oito anos, além de ter sido grande Presidente do Senado Federal, ocasião em que veio a assumir a Presidência da República, honraria que só obtiveram outros dois cidadãos do velho Mato Grosso: Eurico Gaspar Dutra e Jânio Quadros.
Como a história se repete: no caso de Odilon se eleger Prefeito, Zélito poderá ser indicado candidato a Deputado, em 2010 e Felipe Orro preterido, desde que, maiores proximidades genéticas venham a prevalecer sobre outras razões, como aconteceu no caso de José Fragelli, em 1958.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial