sábado, 11 de abril de 2009

Aquidauana: com procissão, fiéis relembram 'Paixão de Cristo'




Da redação com informações e fotos de Fernando dos Anjos

A Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Aquidauana, relembrou na noite de Sexta-feira Santa, a Paixão e Morte de Jesus Cristo, com a procissão luminosa que saiu da Comunidade Nossa Senhora das Dores, percorrendo as ruas centrais da cidade até a Matriz.

A celebração teve inicio as 18h00 na Comunidade do Guanandy, presidida pelo Padre Afonso com a adoração da cruz e as leituras da morte do Senhor Jesus.

Muitos fiéis estiveram participando da procissão este ano. Em número maior, os fiéis com cânticos e orações juntamente com os Missionários Redentoristas manifestaram fé e devoção.

O encerramento da procissão aconteceu nas dependências da Igreja Matriz, com a pregação do celebrante Padre Afonso e a adoração do Cristo Morto pelos fiéis.




Histórico

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte.

Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.




A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial