quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dança e música terena projetam Aquidauana




A dança e a música tem se constituído em meios importantes de divulgação de cultura terena. Nos últimos dias a propósito das festividades alusivas ao Dia do Índio, além das demonstrações nas aldeias, onde diversas pessoas de fora de seus limites compareceram para apreciar as diversas apresentações, grupos das aldeias de Aquidauana viajaram para outras regiões. Com isto divulgaram a diversidade cultural do município.



Na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande, um grupo de 40 indios, liderado por Denílson Francisco da Silva, se apresentou com danças e músicas típicas da cultura terena. Além da data alusiva ao índio a celebração da capital comemorou os 10 anos de funcionamento da Escola Municipal Sulivan Silvestre. Criada para atender a população indígena da cidade, a instituição tem hoje 400 alunos, dos quais 21% são de origem indígena. O diferencial, porém, está na proposta curricular da escola, que inclui elementos da cultura indígena.



Outro grupo de Aquidauana formado por índios da região de Taunay, deslocou-se para Bertioga, no litoral paulista, onde aconteceu no final de semana a 9ª Festa Nacional da Cultura Indígena, no Parque Tupiniquins, evento tradicional que reúne centenas de índios de diversas etnias do país. Um grupo de anciãs terenas fez a abertura do evento, dando boas vindas aos participantes e convidados, com um canto de alegria. "A cultura está sendo fortalecida e a auto-estima dos povos está maior", salienta Carlos Terena, diretor de eventos esportivos e culturais da FUNAI e um dos organizadores do evento de Bertioga.

Fonte: Agência de Comunicação Social

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial