segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fauzi entregou casas em Aquidauana




A região da Santa Terezinha, que tem uma das maiores densidades demográficas de Aquidauana ganhou, na manhã desta quinta feira (16), mais um conjunto residencial. Em cerimônia que contou a presença do governador do Estado, André Puccinelli; prefeitos Fauzi Suleiman, de Aquidauana e Cláudio Valério, de Anastácio; deputados Jerson Domingos, presidente da Assembléia Legislativa, Youssif Domingos e Márcio Fernandes; presidentes das Câmaras Municipais Antonio da Coeso, de Aquidauana e Manoel Luiz da Silva, de Anastácio, e demais autoridades, foi entregue o Residencial José Rodrigues Soares.



As 58 residências foram construídas através de duas modalidades diferentes: 35 pelo FNHIS – Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social – e 23 pelo PSH – Subsídio à Habitação de Interesse Social. Em comum, o propósito de minimizar o problema do déficit habitacional a pessoas físicas que tenham baixo rendimento familiar e o investimento conjunto União, Estado e Município. Em Mato Grosso do Sul todos os projetos habitacionais fazem parte do programa "MS Cidadão – Casa da Gente", que pretende construir nos próximos anos 4.567 casas populares, para vários segmentos da sociedade.



Dirigindo-se aos presentes o deputado Jerson Domingos, presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, realçou o dinamismo do prefeito Fauzi Suleiman, cuja administração tem apresentado resultados surpreendentes em tão pouco tempo. "Não tenho dúvidas de que Aquidauana voltará a ser um município de destaque no Estado", disse, observando que se sente honrado em ter um parceiro como o chefe do executivo aquidauanense.



O governador André Puccinelli, por sua vez, destacou a importância de uma casa para a experiência de uma família e da importância de outros projetos paralelos. Como outra prioridade para que as pessoas usufruam de qualidade de vida citou a erradicação do analfabetismo. Preocupado com este problema André revelou que o Estado está definindo um grande projeto, em parceria com o setor privado, e lançou um desafio: o primeiro município do Estado que conseguir acabar com o analfabetismo ganhará do governo estadual o asfaltamento completo da cidade. "Fauzi ou Valério? Quem será o primeiro a conseguir vencer este desafio", indagou, de forma descontraída, o governador, mirando-se nos dois prefeitos.



Para o prefeito Fauzi o conjunto habitacional inaugurado confere maior dignidade a mais um grupo de aquidauanenses. Dirigindo-se ao governador disse que o governo municipal já desapropriou nove quadras em Aquidauana para a construção de 200 residências, este ano. Também lembrou do compromisso assumido com André de construir 800 residências nos próximos quatro anos em Aquidauana. "Isto vai ajudar a regular o mercado imobiliário da cidade", observou. Sobre o homenageado, José Rodrigues Soares, Fauzi lembrou a importância das pessoas mais humildes também serem lembradas na história".



O homenageado



José Rodrigues Soares, que deu seu nome ao conjunto residencial inaugurado, chegou ao Brasil em 1909, oriundo do pequeno vilarejo de Freguesia de Nogueira, no norte de Portugal. Estabeleceu-se inicialmente na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Por conta de um projeto – a construção de uma usina de álcool, em Miranda, hoje tombada pelo patrimônio histórico – chegou a Aquidauana em 1946. Aqui conheceu a conterrânea Maria Gonçalves Soares, originária de Trás-os-Montes, região vinícola de Portugal. Tiveram oito filhos, dos quais encontram-se vivos Aurora, Alberto, Pedro, Rubens e Orlando, todos "Soares". Destes nasceram vinte e cinco netos. Ele foi responsável pela construção de inúmeras obras na região, Miranda, Nioaque e Jardim. Em Aquidauana destacam-se como trabalhos de suas mãos a Igreja Matriz Imaculada Conceição, Colégio Paroquial e os pilares da Ponte Roldão de Oliveira, também conhecida como Ponte Velha e Ponte da Amizade.



Durante a cerimônia o neto de "Seo" José (conhecido por português), Sebastião Rodrigues Soares, manifestou o desejo de sua família de que os moradores do conjunto – que receberam as chaves das casas durante o ato de inauguração – "sejam muito felizes". Aurora Soares, filha de José Rodrigues Soares, recebeu um buquê de flores das mãos da primeira dama, Selma Suleiman, e uma placa, onde se lia: "os marcos antigos não podem ser removidos por uma cidade que honra a sua história. Por isto o governo municipal de Aquidauana regozija-se com a família do Sr. José Rodrigues Soares, pela justa homenagem que hoje recebe". A cerimônia encerrou-se com o descerramento da placa pelo governador do Estado, prefeito de Aquidauana e demais autoridades e representantes da família de José Rodrigues Soares.

Fonte: Agência de Comunicação Social

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial