Semana dos Povos Indígenas movimenta aldeias em Aquidauana
FM PAN - Alex Mello
“Todo dia era dia de índio”. Se diversos fatores na história excluíram esse cotidiano retratado por uma canção popular, nesta semana esta realidade está sendo fomentada por diversas iniciativas do Governo Municipal de Aquidauana. A programação da Semana do Índio é ampla, incluindo exposição de trabalhos, esportes, desfile de beleza, entre outras atrações.
A “Semana dos Povos Indígenas”, iniciada nesta segunda-feira (13) com atividades em todas as escolas municipais das nove aldeias do município começou com uma palestra sobre “violência, drogas e alcoolismo”, na Escola Indígena Pascoal Dias Leite, na Aldeia Limão Verde. Nesta terça-feira acontecem gincanas culturais em todas as instituições de ensino.
Até o domingo, Dia do Índio, quando as festividades serão concluídas, as comunidades indígenas terão participado de exposições de trabalhos como artesanatos e comidas típicas; desfile para a escolha da Garota Terena, que acontece na sexta-feira na Aldeia Limão Verde; danças, competições esportivas - com apoio da Fema – Fundação de Esportes – e Culto, esta última atividade especificamente na Aldeia Lagoinha, que tem uma forte presença evangélica.
Prefeito participa:
O prefeito Fauzi Suleiman estará participando de algumas atividades programadas. Apaixonado pela cultura terena, ele tem defendido o seu resgate como uma prioridade. Na sua gestão que acaba de completar 100 dias, Fauzi já prestigiou as aldeias com ações do Expresso da Terra (Gerência de Produção), patrolamento das estradas e limpeza nos povoados (Gerência de Obras), criação de espaço específico para venda de produtos na nova estação ferroviária, entre outros benefícios.
Logo no início da administração foi criada a Coordenadoria de Assuntos Indígenas, com a missão específica de ser a referência da nação terena no poder público. O Governo do Estado também tem direcionado atenção especial para as comunidades indígenas de Aquidauana. Uma das ações do governador André Puccinelli, este ano, permitirá a construção de 170 residências para famílias carentes.
Agência de Comunicação Social
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial