Aquidauana: Se Deus é brasileiro, o Papa é Carioca, Jesús é Pantaneiro
Aquidauana: cenários de Natal são inovadores
"O pantanal é aqui". Essa ênfase, que tem sido trabalhada pelo Governo Municipal em várias iniciativas e que teve culminância maior, em 2009, no Festival Pantaneiro, é o ponto alto, também, do seu projeto natalino. O ponta pé inicial de toda programação foi dado nesta quarta feira, na Praça dos Estudantes.
Na contextualização desta edição para a realidade pantaneira, o Papai Noel, já estabelecido na casa de madeira, rústica, típica de algumas regiões do pantanal, não chegou de trenó, mas de canoa. Em seus trajes, tralha e ambiente, detalhes comuns a esta cultura: o laço, as botas, a faixa, o alforge, a cama e o fogão de lenha, entre outros.
Mas, as novidades não param por aí. Em tempos em que a preservação do meio ambiente virou bandeira em todos os fóruns, várias ênfases serão trabalhadas visando à formação de consciência sobre responsabilidades comuns a todos. Como dar exemplo é preciso, o tijolo do fogão de lenha, utilizado pelo Papai Noel, é ecológico.
Além do espaço ocupado por este personagem, que mantém, detalhes do modelo clássico, como a barba branca e a vestimenta nas cores vermelha e branca, o presépio também inova, ao substituir os animais dos presépios tradicionais por espécies pantaneiras como o jacaré, garça, tuiuiú, o tatu e o cágado. E para celebrar uma festa que promete, nada de vinho. Mas, tereré.
Fonte: acs
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial