terça-feira, 29 de setembro de 2009

Investimento em habitação gera empregos em Aquidauana (Postado por Simone Paim)

AquidauanaNews
ACS - Fotos Diego

Habitação. Esta é uma das prioridades do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) para os próximos quatro anos de gestão que está trazendo bons frutos para a cidade de Aquidauana, principalmente no que se refere à geração de emprego e renda.

Com o início da construção das primeiras 140 casas no bairro Nova Aquidauana, em meados de agosto, pelo menos 40 empregos diretos estão sendo gerados com a contratação da mão-de-obra de aquidauanenses. “É uma perspectiva nova de vida, principalmente agora que fechou o frigorífico”, revela o pedreiro Edson Aquino que atua no projeto habitacional.

Ele lembra ainda que as obras vieram em uma boa hora. “Com muitas pessoas paradas, essas casas vieram no momento certo. Veio socorrer aqueles que estavam desamparados”, revela.

Quem também não esconde a alegria de estar empregado no projeto de construção civil é o auxiliar de construção Edson Flores.

Desempregado há quase um ano, o auxiliar lembra que antes de atuar na área de construção fazia “bicos” pela cidade. “Esta é uma oportunidade que está me ajudando muito. Caso contrário eu estaria desempregado até hoje, fazendo bico por aí”, revela.

Em visita ao andamento das obras nesta segunda-feira (28), o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) destacou a importância do projeto habitacional na potencialização de políticas públicas em Aquidauana. “As obras tem ajudado à muitos pais de famílias garantirem a sua renda, e depois que as casas estiverem prontas vai significar o respeito a dignidade de muitas famílias de nossa cidade”, afirma.

Segundo Vanderley Camposano, gerente de Planejamento - Habitação e Urbanismo, o andamento das obras segue o cronograma normal de execução. As 140 casas, que estão sendo construídas, fazem parte do PSH – Programa de Subsidio Habitação de Interesse Social, e conta com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

Ao todo serão aplicados R$ 2.125.200,00. A previsão para a entrega das 100 primeiras unidades é dezembro. As 40 casas restantes devem ficar prontas em março de 2010.


Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Jovem capota no trevo de Dois Irmãos e sofre traumatismo craniano

Jovem capota no trevo de Dois Irmãos e sofre traumatismo craniano
O Pantaneiro/IZ


Na noite de ontem (28), equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Ambulâncias de Aquidauana foram acionados para atender uma ocorrência no trevo de Dois Irmãos do Buriti, no km 444 da Br 262. A vítima tinha capotado o carro.

Ao chegarem no local, os bombeiros já encontraram a vítima do acidente, o jovem Pablo Fervência Coitino, de 23 anos, fora do veículo capotado, com endemas e hematomas na face e ainda muito desorientado.

Ainda não estão confirmados os motivos que causaram o capotamento do veículo Corsa Hach, de cor prata, placa DMT 2668, de São Paulo - SP, dirigido por Pablo.

Segundo testemunhas que estavam no local antes da chegada dos bombeiros, após o acidente, a vítima ficou por algum tempo trancada dentro do veículo e só foi retirada com a ajuda dos motoristas que passavam pelo local. Para as testemunhas Pablo dizia que tinha apenas machucado as mãos.

Segundo o Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, Cabo Daniel, este é um comportamento natural das vítimas que sofreram um traumatismo craniano. "São aminésias temporárias, que fazem as vítimas esquecerem do que aconteceu a pouco tempo com elas próprias".

A vítima chegou a ter também um princípio de convulsão no momento do atendimento dos bombeiros.

O Pantaneiro

Após ser transportado para o Hospital Regional de Aquidauana, foi confirmada a suspeita de traumatismo craniano, porém de intensidade considerada leve pelos médicos.

Pablo receberá alta ainda nesta terça-feira, 29, e será liberado pelos médicos a voltar para casa. Seus familiares residem em Presidente Prudente, em São Paulo, mas testemunhas relatam que Pablo seria professor de música em Corumbá

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Schimidt diz que tem fila para substituir deputados ( Postada por Pastora Paim)


Ligado ao deputado federal Dagoberto Nogueira e amigo do ex-governador Zeca do PT, o interventor do PDT em Mato Grosso do Sul, João Leite Schimidt, disse, nesta quinta-feira, que as portas do PDT estão abertas para os deputados estaduais saírem e que já tem até fila de interessados em se filiar ao partido para disputar cadeiras na Assembleia Legislativa. “Eu não vou pedir para sair e não vou pedir para ficar”, afirmou.Apesar da declaração, Schimidt disse que o partido não irá reivindicar o mandato de nenhum deputado que decida deixar o partido. Isso deverá ser feito pelos suplentes. “Acho que a migração é do pluripartidarismo, mas os suplentes podem reivindicar”, afirmou.Schimidt afirmou ainda que os deputados estaduais que ficarem no partido não terão prioridade para serem candidatos à reeleição. “Ninguém é mais prioridade no PDT”, disse. No entanto, admitiu uma exceção: Dagoberto, que tem interesse de disputar o Senado em uma coligação encabeçada pelo ex-governador Zeca. Ontem, o deputado estadual Ary Rigo, presidente destituído do partido, havia afirmado que não deixará a legenda. O partido hoje está dividido entre os grupos de Rigo e o de Dagoberto e Schimidt.Com quatro deputados estaduais, o PDT tem uma das maiores bancadas da Assembleia Legislativa.
Fonte: CGNEWS

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

MS: prefeito de Aquidauana apoia PEC da Moradia Digna

Autor/Fonte: Jovana Somensi - AGORA REDE

O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), participou na manhã desta terça-feira (22) da audiência pública que discutiu a PEC 285/2008, que visa destinar 2% da verba federal e 1% das verbas estaduais e municipais para a construção de habitações para famílias de baixa renda.

Fauzi disse que Aquidauana se sente feliz em poder apoiar o projeto, que deve consolidar o investimento que os governos estão destinando à construção de moradias: “atualmente, Aquidauana tem recebido cerca 1,5% de recurso municipal aplicado em moradia, foi um avanço de mais de 115 casas por ano em relação aos investimentos anteriores”, explicou.

Na cidade, o déficit habitacional chega a 2,5 mil famílias de baixa renda. Mesmo com a obrigatoriedade de 1%, Fauzi afirma que mais recursos podem ser orientados para a construção de casas, que é uma das prioridades da prefeitura. “Não adianta você ensinar uma criança condições de higiene se ela não tem casa para aplicar o que aprendeu”,

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ação Evangélica extrapola fronteira e confirma agenda em MT





Domingo, dia 20 de Setembro de 2009 às 12:30hs
Foto: Abraão ao lado do vice Vanildo, prefeito Fauzi e o vereador Antonio da Coeso

A Ação Evangélica tem sido uma realidade há vários anos em nossa região e agora, as vésperas de completar uma década, dá mais um passo em direção a expansão de suas ações. A partir de dezembro a Ação Evangélica começará a operar em mais cinco cidades no Mato Grosso.

Sob a coordenação do pastor Vagner Ascari de Cuiabá a Ação realizará o “1º Natal com Cristo” no estado, com a presença da cantora Alda Célia, nas cidades de Cuiabá, Alta Floresta, Sorriso, Sinop e Rondonópolis. O evento gratuito acontecerá a partir do dia 09 de dezembro de 2009, em praça pública como a Ação Evangélica sempre realiza.

Para o Pastor Vagner: “A Ação chega num momento muito oportuno em nosso estado. Vamos iniciar esse projeto de unidade e edificação aqui também, e cremos que seremos vencedores como nossos irmãos do sul. Era essa Ação que precisávamos aqui e agora a temos, graças a Deus. Os irmãos de MS devem se orgulhar muito por ter um projeto abençoado como esse”.

“Esse projeto tem a benção de Deus, projeto que começou em nossa Aquidauana e está transpondo fronteiras. Já estamos em mais de 30 cidades, 03 estados e possivelmente em 03 paises até o ano que vem. Vamos continuar pela graça do Pai alargando nossas fronteiras, dia a dia, luta após luta, esta é nossa missão. Com oração e trabalho vamos desenvolvê-la”, disse o pastor Abraão Izumi, presidente nacional da Ação Evangélica, que nos próximos dias irá a Cuiabá – MT, para participar da organização do evento.

Em Mato Grosso do Sul, a Ação Evangélica conta com o apoio do governador André Puccinelli e do deputado estadual Mauricio Picarelli. Em Aquidauana o atual prefeito Fauzi Suleiman tem sido um parceiro decisivo da Ação Evangélica. O presidente da Câmara Municipal de Aquidauana Antonio da Coeso também tem apoiado as atividades da Ação Evangélica.

sábado, 12 de setembro de 2009

Casa de Cultura Dona Zica inaugura sede em Piraputanga (Enviada por Wilson de Carvalho)

Para acessar a matéria, clique no seguinte LINK:

http://www.edsonpaim.com.br/